terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pollyanna

De uma simplicidade peculiar, o livro prende do começo ao fim!
Eleanor H. Porter (autora) me surpreendeu, me entristeceu, me deu esperanças e o mais importante: me deu uma nova maneira de enxergar a vida!

É quase impossível ler este pequeno livro e não se emocionar.
É quase impossível ler este livrinho e não refletir sobre nossa maneira de encarar as situações da vida.

É antiguinho, mas se vc o encontrar, vale a pena a 'viagem'!

Pollyanna conta a estória de uma pobre menininha de 11 anos, cujo nome é Pollyanna (já deu pra entender, né?), que acaba de ficar órfã. Então ela vai morar em outra cidade com a única parenta viva, sua rica tia Polly.
A vida de Pollyanna sempre foi muito sofrida. Seus pais eram muito pobres. Eles viviam das doações feitas às obras missionárias, já que seu pai era pastor em campo. Pollyanna perdeu irmãozinhos e em seguida sua mamãe. Diante dos sofrimentos seu pai aprendeu a não murmura e sim a agradecer! Assim inventou o 'jogo do contente' e o ensinou a sua pequena filha... assim em tudo Pollyanna procurava maneiras para se alegrar.
Mesmo depois de seu papai ter partido para junto de sua mãe e irmãos Pollyanna continuou a jogar o jogo (claro que foi bem dificil no começo)!

É este jogo que fica em nossa memória e que as vezes pode ser bem divertido quando tentamos jogá-lo na vida real!
=D

P.S.: Lembra um pouco o filme 'A vida é Bela'. Aquele que pai e filhos judeus estão num campo de concentração durante a guerra e o pai inventa um jogo... enfim! Lembra, mas com uma diferença: o jogo do filme não da pra aplicar em nossas vidas. Mas o do livro Pollyanna dá!

Sempre que me lembro pratico um pouco esse fascinante 'jogo do contente'!!

2 comentários:

Mima disse...

To doidinha pra terminar a leitura!

Beijoss

Bianka Jones disse...

Li o Pollyana e Pollyana moça... inclusive Pollyana moça foi o primeiro livro que ganhei do meu pai...são ótimos! :)